Publicidade

Encontrar Limeira - Interior - Brasil
Aquele que tem sede venha e beba da água da vida...

   
          a    
 
   
 
   
Brasão  
a
   
Bandeira  


Afeganistão - Capital - Cabul
Página Oficial:

 

O Afeganistão é um país do subcontinente indiano, limitado a norte pelo Turcomenistão, Uzbequistão e Tadjiquistão, a leste pela China (região de Xinjiang), a leste e a sul pelo Paquistão e a oeste pelo Irã (de que está separado pela região desértica do Sistan). Capital: Cabul.

O AFEGANISTÃO foi invadido e ocupado pela União Soviética em 1979. Mas apesar da destruição maciça provocada na sustentação logística, lutas subseqüentes entre as várias facções do mujahadin permitiram que os fundamentalistas do Talibã pudessem se apropriar da maioria do país. Em 1997, as forças talibãs mudaram o nome do país de Estado Islâmico do AFEGANISTÃO para Emirado Islâmico do Afeganistão.

 

Nos últimos dois anos o país sofre com a seca. Estas circunstâncias conduziram três a quatro milhões de afegãos a sofrerem de inanição.

 

O AFEGANISTÃO é um país montanhoso, (com 85% do seu território formado por montanhas) -, embora inclua planícies no norte e no sudoeste. O ponto mais alto do Afeganistão, o Nowshak, atinge uma altitude de 7 485 m acima do nível do mar. Grandes extensões do país são secas, e o fornecimento de água doce é limitado. O AFEGANISTÃO tem um clima continental, com verões quentes e invernos frios. O país é frequentemente abalado por sismos.

 

Além da capital, Cabul, as maiores cidades do país são Herat, Jalalabad, Mazar-e Sharif e Kandahar. Ver também Cidades do Afeganistão.

 

Economia


O AFEGANISTÃO é um país extremamente pobre, muito dependente da agricultura (principalmente da papoula -, matéria-prima do ópio) e da criação de gado. A economia sofreu fortemente com a recente agitação política e militar, e uma severa seca veio-se juntar às dificuldades da nação entre 1998 e 2001. A maior parte da população continua a ter alimentação, vestuário, alojamento e cuidados de saúde insuficientes, e estes problemas são agravados pelas operações militares e pela incerteza política. A inflação continua a ser um problema sério.

 

Depois do ataque da coligação liderada pelos EUA que levou à derrota dos Talibã em Novembro de 2001 e à formação da Autoridade Afegã Interina (AAI) resultante do acordo de Bona de Dezembro de 2001, os esforços internacionais para reconstruir o AFEGANISTÃO foram o tema da Conferência de Doadores de Tóquio para a Reconstrução do AFEGANISTÃO em Janeiro de 2002, onde foram atribuídos 4,5 bilhões de dólares a um fundo a ser administrado pelo Banco Mundial. As áreas prioritárias de reconstrução são: a construção de instalações de educação, saúde e saneamento, o aumento das capacidades de administração, o desenvolvimento de sectores agrícolas e o de reconstrução das ligações rodoviárias, energéticas e de telecomunicações. Dois terços da população vivem com menos de dois dólares por dia. A taxa de mortalidade infantil é de 257 por 1000 nascimentos.

 

Em resposta aos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 nas Torres Gêmeas (World Trade Center) em Nova York, e no Pentágono, supostamente ordenados por Osama bin Laden, líder da Al Qaeda, reconhecido como herói pelos Talibãs, no dia 7 de Outubro de 2001, os Estados Unidos e forças aliadas lançaram uma campanha militar, como parte de sua política antiterrorismo, caçando e prendendo terroristas no AFEGANISTÃO e mandando-os para a base de Guantánamo, em Cuba.

 

O AFEGANISTÃO subdivide-se em 34 províncias:
Badakhshan

 

Badghis

 

Baghlan

 

Balkh

 

Bamiyan

 

Daykondi

 

Farah

 

Fariab

 

Ghazni

 

Ghowr

 

Helmand

 

Herat

 

Jozjanr

 

Kabul

 

Kandahar

 

Kapisa

 

Khost

 

Konar

 

Konduz

 

Laghman

 

Logar

 

Nangarhar

 

Nimroz

 

Nurestan

 

Paktia

 

Paktika

 

Panjshir

 

Parwan

 

Samangan

 

Sar-i Pol

 

Takhar

 

Uruzgan

 

Wardak

 

Zabol

 

Matérias e fotos extraídas do site www.tiosam.com, 
alguns textos podem ter sido modificados por nossa equipe.

Estude a Bíblia e descubra coisas maravilhosas sobre DEUS e o seu mundo espiritual, para não deixar se enganar. 
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. (Mateus 6:20)

 

   
  Encontrar Limeira - Desde 2001 online